Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas Para Cuidar da Pele Oleosa!

Sempre tive pele e cabelos superoleosos. Tenho acne desde os 11 anos, e demorei muito para aprender a cuidar da minha pele. Hoje, com 19 anos, ela está muito melhor e quase não tenho mais espinhas, mas tenho algumas manchinhas da época em que eu fazia muitas coisas erradas com o meu rosto (ou deixava de fazer as certas). Já usei milhares de produtos de diversas marcas. Por isso, me sinto apta a dar dicas de expert em pele oleosa ( cof, cof) para vocês :

Dicas básicas:

Lavar o rosto de duas a três vezes ao dia: Use sabonetes para pele oleosa/acneia. Há quem diga que só se deve lavar o rosto duas vezes ao dia, mas eu acho que lavar três é melhor! Não é bom lavar mais do que isso porque  pele pode ficar ressecada, mas nunca senti o tal do efeito rebote ( lavar demais pele oleosa = mais oleosidade).      

Produto recomendado:  Sabonete em barra Acnase, da Zurita


Tonificar a pele após a lavagem: Eu acho essencial usar um tônico adstringente, mas tem que ser sem ácool.  Essa substância não vai trazer nenhum benefício a sua pele, apenas vai ressecá-la em excesso. Olhe a formulação do produto e certifique-se de que ele é livre de ácool.  

 Produto recomendado: Tônico purificante da Nivea Visage

 

Hidratar o rosto após o tônico: Até pouco tempo atrás, eu não usava hidratante. Fazia isso porque uma dermatologista certa vez me falou que, em pele oleosa, não se usava hidratante, porque ele piorava a acne e não prevenia contra ruguinhas. Entretanto, fiquei com medo da minha pele ficar ressecada no futuro, e comprei um hidratante que eu adorei, já que ele deixa minha pele macia e não aumenta a oleosidade. Eu acho legal usar um hidratante, mas é melhor pesquisar bastante antes de comprar um. Procure por produtos oil-free, texturas gel-creme e efeito matificante.

Produto recomendado:  Gel - creme hidratante facial, de O Boticário Capricho

 Proteger do sol: Use protetores solares oil-free e com efeito matificante, com FPS 30, no mínimo. Aplique todos os dias após o hidratante. 

Produto recomendado: Protetor solar Anthelios Unifiant - Mousse com cor- FPS 50, da La Roche - Posay




Esfoliar de uma a três vezes por semana: A esfoliação vai fazer uma limpeza profunda na pele, retirar as células mortas e fazer os produtos penetraren melhor na pele. Deve ser feita sempre em dias alternados e a esfregação não pode ser feita com mutia força e nem por muito tempo, pois isso pode machucar a pele. Aplique antes de lavar o rosto com o sabonete.

Produto recomendado: Gel esfoliante da L'oréal Pure Zone



Dica para tratar espinhas: Se aparecer uma espinha, você pode usar um gel secativo. Ele deve ser aplicado no máximo duas vezes ao dia na pele limpa. Não aplique mais que duas vezes ao dia, já que isso pode fazer a pele descamar em excesso, o que só vai deixar a espinhas mais aparente. 

Produto recomendo: Anti - Acne de ação rápida, da Clean&Clear

 

Dica para tratar cravos: Além da esfoliação, você pode usar máscaras para cravos. Existem diversos produtos com essa finalidade, mas eles devem ser aplicados no máximo uma vez por semana, alternando com o dia da esfoliação. Siga as instruções de uso da embalagem.

Produto recomendado: Gel - creme 2 em 1 anti-cravos resistentes, de L'oréal Pure Zone


 

Dicas de maquiagem : Sua maquiagem deve ser oil-free. Aplique sempre na pele limpa e hidratada. Se estiver com alguma espinha, passe um gel secativo e espere o produtos secar completamente antes de se maquiar. Além de tratar a espinha, ele vai formar uma película que protegerá a pele da maquiagem, o que não agravará o problema. Para retirar a maquiagem, use um demaquolante bifásico quando usar rímel à prova d'água e limpe o resto do rosto com um demaquilante oil-free. Lave, tonifique e hidrate o rosto depois.

Produtos recomendados: Base líquida, de O Boticário Capricho;


Demaquilante bifásico para olhos e rosto, de O boticário Make B.;


Loção demaquilante, da Neutrogena, Deep Clean


Outras dicas:

Se puder, faça uma limpeza de pele uma vez por mês na esteticista.

Se tiver muitos cravos ou espinhas e o tratamento caseiro não estiver dando resultado, vá ao dermatolgista. Ele vai saber direitinho quais produtos usar para resolver seu problema.

Se sua pele ficar muito oleosa durante o dia, e você não pode lavar o rosto ou está maquiada, use lenços matificantes. Procure por um produto que tire a olesidade sem tirar a make, e, se preciso, retoque o pó compacto.



É isso, gente! Se tiverem alguma dúvida, podem falar comigo que eu respondo com prazer! :)

20 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Eu tb sofri de espinhas na adolescência mas não tinha a pele tão oleosa, mas usei mais de mil produtos rs e realmente e muito chato ne?! Mas...
    Hoje eu faço limpeza de pele e uso esfoliante facial diário e adoro!
    Muito legal as dicas, tb uso esse demaquilante da Neutrogena ^^
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Stephanie! Sim, é mt chato ter acne, ainda bem que existem um monte de produtos para tratar e a internet para a gente se informar :) Obrigada pelo comentario, Beijos!

    anonimanamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O meu problema nem é não ter esses produtos, mas sim usa-los!
    Da um preguicinha!!
    Bjs
    www.sugarblog.net
    @blogsugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem dia que da preguiça e eu só lavo o rosto com sabonete msm, mas eu gosto deme cuidar, acho divertido :) Obrigada pelo comentario, beijos!

      Excluir
  4. flor amo a linha da nívea, porém eu uso o sabote da pure zone, antes de passar o resto da linha da nívea, ele controla bem a oleosidade e tbm é especifico para a pele acneica!

    xoxo

    http://www.dforaparadentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gosto da pure zone tbm, mas ja achei sabonetes mais baratos e mais eficientes! ;) Obrigada pelo comentario, beijos!

      Excluir
  5. ain amiga amei as dicas, mas a minha pele é mista eu acho, e tambem nao tem tanta oleosidade...
    blog famoso? quem me dera rsrs vc e uma fofa mesmo!
    Beijos amiga e obgda pelo carinho lá no blog *_*

    http://priscilalirow.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Priscila! Sorte sua sua pele nao ser tao oleosa, hehe. Seu blog é famoso sim! Haha, beijos!

      Excluir
  6. obgda pelo carinho la no blog amore vc e uma fofa mesmo hehehe
    =]
    http://priscilalirow.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adoreeeeei as dicas

    beijos gatita

    gataecletica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei dizer se tenho a pele oleosa,mas acredito que não!
    Porém de um tempo para cá estou cheia de espinhas :(

    Tenho que procurar um dermatologista,nada que eu use faz efeito!

    gostei do post!

    beijOO

    http://lorennajambo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, procura msm, soh ele vai saber direitinho o que a sua pele precisa :)

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  9. Graças a Deus eu não tenho problemas com isso, mas meu marido tem e MUITO!
    Gostei das dicas.
    BEIJO!

    ResponderExcluir
  10. Hey linda,obrigada pelo carinho no blog!

    Já estou te seguindo,me segue tb!!

    beijOOO

    http://lorennajambo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ola me chamo pamela , teho 11 anos meu rosto e cheio de cravos no nariz e no queixo nao tenho espinha ,tenho a pele muito oliosa,minha mae disse,que e para mim lavar meu rosto todo dia mas eu lavo e nao sai os cravos,tenho medo de compra um produto e passar e estragar a minha pele,nao encotro nenhum destes produtos especificos para cravos nao sei oque fasso

    ResponderExcluir